CENTENÁRIO DA DIOCESE

  • COLÓQUIO I – DO REINO À REPÚBLICA: UMA NOVA IGREJA NUM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO
    Celebrando o Centenário da Diocese… conhecer as raízes
    No programa das celebrações do Centenário da Diocese de Vila Real constam vários eventos para marcar e celebrar esta efeméride. Entre os vários eventos programados, teremos a realização de três Colóquios, um em cada ano jubilar, sobre a história da Diocese que ajudarão não só a conhecer as raízes, mas também a aprofundar e a crescer com raízes. 
    Estes Colóquios, tendo como tema geral “A Diocese de Vila Real (1922-2022): 100 anos na vida de uma Igreja”, a pedido da Comissão do Centenário, são organizados e têm a coordenação científica do CEHR – Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica Portuguesa – Porto.
    O 1º Colóquio, “Do reino à república: uma nova Igreja num país em transformação”, a realizar no próximo dia 17 de abril, tem como objetivo fazer uma aproximação ao contexto histórico-religioso em que foi criada a Diocese, bem como aprofundar alguns aspectos que incidiram na configuração e desenvolvimento da mesma.
    De referir ainda que o Colóquio deste ano, devido à situação de pandemia em que nos encontramos, será realizado online e com inscrição prévia (gratuita).
    Este é o link para as inscrições:
    https://forms.gle/zMDE83gSixkyAAWGA

    Colóquio realizado online (com inscrição prévia)

  • MENSAGEM DO SR. BISPO
  • APRESENTAÇÃO GERAL