AOS PAIS QUE PEDEM O BATISMO
PARA SEUS FILHOS
Caros pais:
É com muita alegria que a Paróquia vos acolhe ao pedirdes o Batismo do vosso filho. A Igreja alegra-se convosco pelo seu nascimento e felicita-vos pela vossa vontade de o batizar.
Compromisso
* Ser batizado é renascer, pela água e pelo Espírito, como dizia Jesus a Nicodemos (Jo 3); é ser inserido na família de Deus, a comunidade cristã, tornando-se membro da Igreja. Por isso, é necessário o compromisso dos pais de o educar na fé. O Batismo é o primeiro Sacramento da Iniciação cristã, que depois deve ser continuada e completada pelos Sacramentos da Confirmação e da Eucaristia.
* Nunca vos esqueçais, de harmonia com as responsabilidades assumidas, de ajudar sempre o vosso filho, pelo testemunho de vida e pela palavra, a ser fiel e a fazer crescer a graça do Batismo.
Motivos para batizar
* Refleti em casal sobre os motivos que vos levam a querer batizar o vosso filho e vede se a decisão é livre, consciente e responsável. Prestai atenção a alguns princípios e normas que é preciso respeitar.
Preparação
* O Batismo é um acontecimento de tal maneira importante que não deve ser celebrado à sorte. Por isso, disponde-vos a fazer a necessária preparação em família pela oração e na paróquia pelas reuniões previstas.
* Se tendes residência noutra paróquia ou no estrangeiro deveis, com a necessária antecedência, falar ao vosso Pároco para fazer aí a preparação e pedirdes a autorização necessária.
* Os pais têm obrigação de procurar que os seus filhos sejam batizados logo nas primeiras semanas após o nascimento. Se o vosso filho já é crescido (com seis anos ou mais), deveis inscrevê-lo primeiramente, na catequese paroquial. Só depois de algum tempo de preparação (normalmente dois ou três anos) na catequese, poderá receber o Batismo e fazer a Primeira Comunhão.
Padrinhos
* Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho. É possível batizar sem padrinhos. Não basta ser amigo para ser padrinho/madrinha. Quando não se admite alguém para padrinho, não se afirma que é melhor ou pior, apenas que não está nas condições requeridas.
* Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.
* Não pode ser o pai ou a mãe do batizando.
* Os Padrinhos devem ser pessoas verdadeiramente idóneas:
a) Católicos praticantes;
b) Cristãos adultos na fé (a idade mínima é de 16 anos);
c) Que vivam, face à Igreja e à sociedade, numa situação perfeitamente regular (não podem ser admitidos por exemplo os casados apenas civilmente ou em união de facto).
d) Que sejam crismados;
* Os padrinhos, se vierem de outra Paróquia, deverão apresentar, com antecedência, um Certificado de Idoneidade passado pelo Pároco da sua residência.
Celebração
* Nesta paróquia, há Batismos todos os meses, no último Domingo, e também no Natal, Páscoa e Assunção (15 de Agosto). Em Agosto, há todos os Domingos. Noutra ocasião também, com justa causa.
* Fazei tudo quanto depender de vós para dignificar e viver a celebração do Batismo. Preparai-vos para poderdes comungar.
* Festejai, em cada ano, em família, o aniversário do Batismo do vosso filho, com algum gesto simples, mas significativo.